Publicado por: Jack Figueredo | 13 de fevereiro de 2009

Amizades, o que a Bíblia diz…

amigos

amigos

Quero deixar Claro que o que está escrito foi baseado não só na minha opinião, mas no que diz a bíblia sobre esse tema.

Por que falar sobre isso?

Por que faz parte do noso dia-a-dia, nós precisamos de pessoas com quem compartilhar. O que a bíblia diz sobre isso?

Em eclesiastes 4:9 diz assim: “Melhor são dois do que um, porque têm boa recompensa pelo seu trabalho. Pois se caírem, um levantará o seu companheiro; mas ai daquele que está só quando cair, e não tiver quem o levante. Também se dois dormirem juntos, então se aquentam um ao outro; mas um só como se pode aquentar? Se alguém for mais forte do que um só, dois lhe resistirão; e a corda de três dobras não se quebra facilmente.”

Ou seja,precisamos de pessoas do nosso lado, algum sábio disse que o homem não é uma ilha.

Temos exemplos de amizades lindas na bíblia, Davi e Jônatas, a amizade deles foi além de um laço de sangue. A palavra relata com eles se amavam. Paulo quando foi preso não estava sozinho quando as cadeias se partiram, ele tinha um companheiro, que foi açoitado junto com ele apesar de não ter sido (Silas) quem expulsou o espírito imundo da mulher. Bom, enfim amizade é uma união que vem do coração de Deus.

Mas como elas devem ser?

A Bíblia descreve o comportamento e as caracteríticas das pessoas que devem estar do nosso lado, descreve seu comportamento, objetivos, qualidades e o que devemos fazer na compania dessas pessoas.

II Timóteo 2:22:”Foge também das paixões da mocidade e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com aqueles que invocam o Senhor com um coração puro.

Temos que ser humildes, sempre reconhecendo que os outros de alguma forma são superiores a nós, e nos unir a pessoas assim:

Filipenses 2:3,4:”

*O que devemos fazer quando estivermos em um momento de comunhão?

Efésios5:19-21:

“Não vos embriagueis com vinho, no qual está a devassidão, mas enchei-vos do Espírito, falando uns aos outros em salmos e hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando ao Senhor em vosso coração, sempre dando graças por tudo ao Deus e Pai em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.”

Quando li tudo isso,conclui que Deus nos quer unidos, compartilhando seu amor e sua palvra:

Tiago 5:16:” Confessai os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros para serdes curados. Muito pode a súplica fervorosa do justo.”

Conclui também que é nesse contexto que entra o nosso papel como corpo de Cristo, de cada um exercer sua função, e todos olharem na mesma direção, afinal quando todos olham na direção que o Senhor nos aponta não erramos o alvo, a menos que demos ouvidos a nós mesmos.

I Corintios 12:14 :Também o corpo não é um só membro, mas muitos.”

Observando a forma como os primeiro cristãos se relacionavam, eu fico muito decepcionada, esse tipo de comportamento não existe mais dentro das nossas igrejas ditas evangélicas, tudo se faz dentro de um interesse egoísta e mesquinho, parece que o que vem escrito aqui é somente uma história bonita para os cristãos atuais.

Atos dos Apótolos 2:42-47:e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor, e muitos prodígios e milagres eram feitos pelos apóstolos. Todos os que criam, estavam unidos e tinham tudo em comum, e vendiam as suas propriedades e bens e os repartiam por todos, conforme a necessidade de cada um. Diariamente perseverando unânimes no templo, e partindo pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. Todos os dias acrescentava-lhes o Senhor os que se iam salvando.”

Eles eram um exemplo de comunhão e união, o que não vemos hoje nos templos, mas esse comentário vira numa próximas vez embasado numa crítica.

Ja concluímos de alguma forma que nossos com panheiros devem ser, mas…

Como eles NÃO devem ser?

Encontrei tantas referências que nem sei que é necessário colocar todas,

mas vai aí algumas:

Provérbios 6:12: O homem vil, o homem iníquo, Anda com a perversidade na boca, 13 Pisca os olhos, faz sinais com os pés, E acena com os dedos; 14 A perversidade está no seu coração, sempre maquina o mal; Semeia discórdias.”

Provébios 10:16 Quem observa a instrução, está no caminho da vida; Mas aquele que abandona a repreensão, anda errado.”

Proverbios 11:9,12-13 :” Com a sua boca o ímpio destrói o seu vizinho, Mas os justos serão livres pelo conhecimento. Quem fala mal do seu vizinho é falto de senso, Mas o homem de entendimento se cala. O mexeriqueiro revela os segredos, Mas aquele que é fiel de coração os encobre.”

Provébios 13:20 : Quem anda com os sábios, será sábio; Mas o companheiro dos loucos achar-se-á mal.

Provébios 14:3,7,16 : Na boca do insensato está o rebento da soberba, Mas os lábios dos sábios os conservarão. Afasta-te da presença do homem insensato, Não é nos seus lábios que acharás a ciência. O sábio teme e desvia-se do mal, Mas o tolo é arrogante e dá-se por seguro.

Provébios 15:2,4,12.28: A língua dos sábios ornamenta a ciência, a boca dos imbecis transborda loucura. A língua sã é uma árvore de vida; a língua perversa corta o coração. O zombador não gosta de quem o repreende, nem vai em busca dos sábios. O coração do justo estuda a sua resposta; a boca dos maus, porém, vomita o mal.

Provérbios 20:1,3 :“O vinho é escarnecedor, e a bebida forte turbulenta; E todo aquele que é vencido por eles, não é sábio. O abster-se de contendas é honra para o homem, Mas todo o insensato mete-se em rixas.

Provébios 22:24-25: Não te associes com o homem iracundo, Nem andes com o homem colérico, Para que não aprendas as suas veredas, E tragas a destruição sobre a tua alma.

Provébios 23:9: Não fales aos ouvidos do tolo, Porque desprezará a sabedoria das tuas palavras.

Filipenses 1:28 : E em nada vos espanteis dos que resistem, o que para eles, na verdade, é indício de perdição, mas, para vós, de salvação, e isto de Deus

Lendo todos esses versículos e meditando neles pude perceber que em momento algum Deus nos impede de temos amigos não crentes, o que ele não quer é que nos associemos com pessoas com as carácteristicas acima, isso não torna obrigatóriamente essas características dos não cristãos, particularmente conheço pessoas não evangélicas que tem o comportamento e o caráter que deixa muito “crentino” pra trás, claro que para compartilhar, problemas,dúvidas, temores, anseios…Necessitamos de alguem que conheça a palavra. Até por que quando nosso relacionamento com Deus é o centro da nossa vida, só nos importaremos (de forma sensata) com isso, nosso alvo, assunto, objetivo estará voltado pra Deus tornando assim o nosso assunto chato para quem não conhece a Deus, mas isso não quer dizer que só por isso eles não servem como amigos ou pessoas, Deus os ama e demonstrar isso a eles é papel nosso! Se não for da forma como planejamos entenda que nosso Deus trabalha no plano invisível, da maneira dEle, na hora dEle.

Mas se suas amizades são somente de pessoas que não conhecem a Cristo, como é que você vai exercitar tudo que está escrito lá em cima?

*A comunhão

*A oração

*Os canticos

*Os problemas

*As duvidas

*Os momentos em que não sabemos o que fazer

Enfim! Deus não aprova SIM, se nessa união nós passarmos a praticar as mesmas coisas abomináveis e nos desviarmos.

Deuteronômio 18:9-14: Quando entrares na terra que o SENHOR, teu Deus, te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações. Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador de encantamentos, nem quem consulte um espírito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos, pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, as lança fora de diante de ti. Perfeito serás, como o SENHOR, teu Deus. 14 Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR, teu Deus, não permitiu tal coisa.

IIcorintios 6:14-18: Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso.

O que o Senhor diz dessa união é que não podemos nos igualar á eles nas suas práticas e crenças, por isso, onda quer que for, o que quer que faça, com quem quer que ande, exala SEMPRE o perfume do Senhor Jesus, nada sa sobrepõe à essência do Senhor! Se de alguma forma zombarem da bíblia ou da igreja, não fique calado! Claro que temos que saber como falar, e a hora certa de falar, mas saiba que Cristo não se agrada quando você pode argumentar em seu favor e não o fez por medo; temor de ser careta. Nunca imponha o que isso significa pra você, nós não temos a salvação em nossa mãos! Respeite a opinião e a crença dos outros se quer respeito! Deus te abençoará, no sentido de que terá resultado na sua evangelização.

Agora concluo tambem que Deus nos criou pra sermos seus amigos, mas isso é um assunto pra uma outra postagem

Que Deus te abençõe!!

About these ads

Responses

  1. simplesmente perfeito! amei mesmoo e ao ler isso, além de me edificar eu pude aprender tbm e MUITO e pude contemplar um pouco mais da grande obra que o Senhor esta fqazendo na sua vida minha amigaa! Seu jeito essa manso e compreensivo e essa era COM CERTEZA algo que o Senhor esperava muito de você e se eu vendo tudo isso já fiquei hiper feliz que dirá o nosso Pai lá de cimaaa!

  2. Adoreiiiii,muiito legal!
    Que DEUS te abençõe a cada dia!
    Beeijoss


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: